Alimentos Orgânicos

O que é um produto Orgânico?

O cultivo orgânico é baseado no princípio de que todo processo produtivo é natural, sem uso de adubos químicos, agrotóxicos, pesticidas, fungicidas e outros químicos. Além disso, usa sementes e mudas não transgênicos. Um produto orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos e sem aditivos químicos é o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos e outros), conservando-os no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Para ofertar ao consumidor alimentos saudáveis e nutritivos, o agricultor deve trabalhar em harmonia com a natureza, recorrendo aos conhecimentos de diversas ciências como a agronomia, ecologia, sociologia, economia e outras. A produção orgânica obedece a normas rígidas de certificação que exigem, além da não utilização de agrotóxicos e drogas venenosas, cuidados com a conservação e preservação dos recursos naturais e condições adequadas de trabalho.

Fonte: www.ibd.com.br

 

Como saber se um produto é orgânico?

Esses produtos, in natura ou industrializados, exibem em seus rótulos o selo da certificadora que garante a origem e a qualidade do produto. Existem duas formas de certificação,a vertical e a horizontal. Na certificação vertical, uma instituição especializada é credenciada para inspeção e certificação. No caso da certificação horizontal, um grupo de agricultores orgânicos se organiza para se ajudarem mutuamente e, através de visitas regulares, verificam a produção de cada membro do grupo. Na certificação, produtores e processadores são inspecionados e orientados  segundo as normas de produção orgânica. O consumidor tem a garantia de um alimento sem contaminação química, cuja produção respeita o meio ambiente e o trabalhador.

Fonte: ibd

 

Como distinguir de produtos Naturais, Integrais ou outros conceitos ?

Integrais
Produtos que não foram beneficiados, principalmente por processos de polimento (Ex.: trigo branco x trigo integral). Nem todo integral é orgânico.

Hidropônicos
Hidropônicos não são orgânicos, porque utilizam adubos químicos e agrotóxicos. Além disso, os hidropônicos são cultivados em água, quando a base da agricultura orgânica é o solo vivo.

Naturais 
Um produto natural, muitas vezes, é produzido convencionalmente.São produtos que ainda não tiveram qualquer tipo de beneficiamento ou transformação original como grãos ou raízes que ainda não se transformaram em massas - pão/macarrão.

Diet
Alimentos desprovidos de açúcar, usados principalmente por diabéticos.

Light
Alimentos oferecidos como contendo baixas calorias, usados em dietas.

Fonte: ibd

 

Quais são os benefícios do consumo de orgânicos?

Primeiramente, fortalecemos nossa saúde e os mecanismos de defesa de nosso organismo. Segundo o Instituto Biodinâmico (IBD), pesquisas recentes comprovam o valor nutritivo dos orgânicos. Como esses alimentos dispensam insumos químicos, espontaneamente desenvolvem defesas naturais, e a partir deste processo foi detectada a presença de micronutrientes não encontrados nos alimentos convencionais,tais como; minerais, vitaminas, fitonutrientes e antioxidantes. Os alimentos orgânicos apresentam cerca de 63% mais cálcio e 73% a mais de ferro.

Além disso, consumimos alimentos mais saborosos, ajudamos a reduzir a quantidade de agrotóxicos e adubos químicos, protegendo a qualidade da terra, da água e do ar. Ajudamos a restaurar a biodiversidade, a economizar energia, a reduzir o aquecimento global. Contribuimos com a conservação dos recursos naturais, com a recuperação da fertilidade do solo e com a qualidade de vida do pequeno produtor e do trabalhador. Estamos legando às futuras gerações a esperança de uma vida justa e harmoniosa neste planeta. Consumindo orgânicos, desenvolvemos nosso papel de agentes de transformação social e ambiental, praticando um exercício de cidadania.

Fonte: ibd

 

O que mais diferencia a agricultura orgânica da convencional?

• Respeito ao ciclo das estações do ano e às características da região. 
• O solo tratado como organismo vivo.
• Proteção e diversificação da fauna e da flora. 
• Colheita de vegetais na época de maturação, sem processos artificiais. 
• Rotação e consorciação de culturas. 
• Uso de adubos orgânicos e reciclagem de materiais na propriedade. 
• Não uso de agrotóxicos e adubos químicos.
• Tratamentos naturais contra pragas e doenças.
• Plantas invasoras manejadas sem herbicidas.
• Acesso dos animais a piquetes abertos.
• Alimentação orgânica e uso de práticas terapêuticas para os animais.

Fonte: ibd

 

Quem são os produtores orgânicos?

Estão divididos basicamente em dois grupos: pequenos produtores familiares, ligados a associações e grupos de movimentos sociais, que representam 90% do total de agricultores,e grandes produtores empresariais (10%), ligados a empresas privadas. Os agricultores familiares são responsáveis por cerca de 70% da produção orgânica brasileira e respondem por boa parte da renda gerada com esses produtos. Enquanto na região Sul cresce o número de pequenas propriedades familiares que aderem ao sistema, no Sudeste a adesão é prioritariamente de grandes propriedades. Em relação ao tipo de produto, os grandes produtores se destacam na produção de frutas, sobretudo citrose frutas tropicais, cana-de-açúcar, café e cereais orgânicos (soja e milho, basicamente) e pecuária orgânica em áreas extensivas, com destaque para o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Os pequenos produtores são os principais responsáveis pelo abastecimento interno, produzindo hortaliças, frutas e alimentos processados.

Fonte: ibd

 

Você Sabia?

Agrotóxicos

1.295 amostras de vegetais coletadas em supermercados das capitais: 
 - 81,2% exibiam resíduos de agrotóxicos. 
 - 22,17% apresentaram irregularidades 
(% de resíduos ultrapassavam os limites máximos permitidos pela legislação). 
Entre as 233 amostras irregulares:
- 74 continham resíduos de agrotóxicos não autorizados para as respectivas culturas,com alto grau de toxidade. 
Do total, 94 estavam acima do LMR (Limite Máximo de Resíduo), 
 65 apresentavam irregularidades. 

Fonte: Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em

Alimento, Anvisa: 2001 / 2002.

 

Os agrotóxicos são responsáveis por:


- 700 mil dermatoses
- 37 mil casos de câncer 
- 25 mil casos de seqüelas neurológicas a cada ano. 
Existem em todo o mundo
600 produtos químicos considerados agrotóxicos e, destes, 200 deixam resíduos em alimentos.

Fonte:(OMS, 1990)

 

Perdas Nutricionais na Horticultura Americana (1963 a 2000)

 
-Agrião: - 88,00 % de Fe
-Couve: - 84,21 % de Mg  e 61,95 % de vit. C 
-Brócolis e Beterraba:  - 50,00 % de Ca
-Espinafre: - 45,09 % de vit. C 
-Milho: - 41,66 % de vit. C 
-Couve-flor: - 40,00 % de vit. C 
-Batata doce: - 39,00 % de vit. C

fonte:http://www.advance-health.com/minerals.html/. 28 jun 2002

 

% de Minerais encontrados no Alimento Orgânico é superior:

VcsabiaTabela.jpg 

Nos estudos disponíveis as frutas, verduras e cereais orgânicos e biodinâmicos pesquisados contêm mais minerais, aminoácidos, vitamina C, açúcares totais e fitoquímicos, além de maior teor de matéria seca quando comparados aos convêncionais ou aqueles produzidos com a utilização de adubos de síntese química. 
Fonte:ASAMI et al, 2003; SCHARP E AUBERT apud BONILLA, 1992;DEFFUNE, 1993; PIAMONTE, 1996; REGANOLD, 1995; SMITH, 1993.

 

Maçãs orgânicas tem conteúdo maior de flavonóides e são mais firmes.

Fonte:Weibel, F.P., Bickel, R., Leuthold, S., Alfoeldi, T. & Niggli, U. 1999.

Are organically grown apples tastier and healthier? Etude comparative de  terrain à l'aide de méthodes conventionnelles et autres démarches pour évaluer la qualité des fruits. Sous presse.

 

Tomates orgânicos são mais doces. 

Fonte:Haglund, Å & Johansson, L. Sensorisk undersökning av morötter och tomater/Sensory testing of carrots and tomatoes. Vår föda / Our food,

Journal of Swedish National Food Administration, 1995;47(8):52-55. http://www.fao.org/docrep/meeting/X4983F.htm em 17 mai 2003

MEIOS DE PAGAMENTO

FORMAS DE ENVIO